PARTE I - A instalação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil
A Ordem DeMolay se estabeleceu no Brasil graças aos esforços de Alberto Mansur, que tomou conhecimento da Ordem em 1970, em uma de suas viagens aos Estados Unidos, através da leitura do "The New Age - July 1969", comemorativo dos cinqüentenário da Ordem DeMolay. Percebendo a suma importância desta Instituição, e a necessidade de preencher uma vital lacuna na Maçonaria brasileira, o sonho de trazer a Ordem DeMolay para o Brasil foi despertado.
Após diversos contatos infrutíferos com o Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, Alberto Mansur conheceu pessoalmente em 1974, o Soberano Grande Comendador norte-americano George A. Newbury, que participava da VII Reunião dos Soberanos Grandes Comendadores das Américas, realizada no Rio de Janeiro, a quem revelou seu desejo de fundar a Ordem DeMolay no Brasil.
Logo após Newbury regressar ao seu país ocorreram os primeiros contatos do Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay com o Brasil. O sonho estava se tornando realidade !
Alberto Mansur em seu primeiro relatório oficial como Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, anunciava como meta prioritária de sua gestão a criação da Ordem DeMolay no Brasil, iniciando um grande trabalho de divulgação da Ordem em toda a extensão do Território Brasileiro.
Passados cinco anos, sem êxito; ataque, pela manifestação do Destino, Alberto Mansur obteve a felicidade de conhecer em Boston, no ano de 1979, o então Grande Mestre Internacional C. C. "Buddy" Faulkner, Jr grande líder e entusiasta da Ordem DeMolay, que com grande visão, imediatamente confiou em Mansur, autorizando-lhe a fundar a Ordem DeMolay em nosso país, nomeando-lhe, em 06 de março de 1980, Membro do Supremo Conselho Internacional e Oficial Executivo da Ordem DeMolay para o Brasil.
Desta forma, foi decidido patrocinar o primeiro Capítulo da Ordem DeMolay no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, sob o patrocínio do Supremo Conselho do R.E.A.A., com o título de Capítulo Rio de Janeiro da Ordem DeMolay.
Os ventos da Ordem DeMolay varreram o país de tal modo que, com cinco anos de existência, foram instalados 25 novos Capítulos com mais de 3000 Iniciados. O seu desenvolvimento fortaleceu a idéia de autonomia da Instituição em terras brasileiras.
Em setembro de 1984, Alberto Mansur, encontrou-se com o Grande Mestre Internacional Don W. Wrigth em Boston, para acertar os interesses de instalar um Supremo Conselho no Brasil. Este seria o quinto Supremo Conselho da Ordem DeMolay no mundo, que além do Internacional, com sede nos Estados Unidos, existe Soberania na Austrália, Canadá e Filipinas.
A solene ocasião ocorreu em 12 de abril de 1985, com a presença de Don W. Wrigth e do Mestre Conselheiro Internacional Steven W. Borror. A histórica cerimônia foi realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que possuiu seu ápice com a entrega da Carta Constitutiva do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, e a assinatura de um Tratado de Mútuo Reconhecimento e Fraternidade, reconhecendo, portanto, a partir daquele instante a Soberania e Autonomia da Ordem DeMolay no Brasil.
No dia posterior, 13 de abril, ocorreram diversas festividades pela instalação do Supremo Conselho, que foi oficializado com a posse e juramento de Alberto Mansur como Grande Mestre, no Templo Nobre do Supremo Conselho do R.E.A.A. Os demais Oficiais foram empossados, ocupando o cargo de Grande Secretário Geral, Wilton Cunha.
Hoje, existem mais de 500 Capítulos espalhados por todo país, com mais de 50.000 DeMolays; e inclusive, a Ordem já expandiu-se além de nossas fronteiras, com a fundação da DeMolay no Paraguai e brevemente na Argentina. Portanto está revelado que a Ordem DeMolay no Brasil é uma história de grande êxito.
Devemos, cada vez mais, levar a Ordem às mais longínquas regiões de nosso território, para que a DeMolay possa sempre florescer e prosperar a cada dia que passa !
Nenhum comentário:
Postar um comentário